sábado, 2 de maio de 2015





Autores - Cesar Carvalho e Monique Vieira
Professora - Leila l. Medeiros
UNIRIO - CCHS - Escola e Educação               
Disciplina - Informática
Noturno - 2015 - 1 


INTRODUÇÃO





       Com a facilidade de acesso às novas tecnologias, uma enxurrada de smartphones passou a ser objeto constante nas mãos dos jovens brasileiros. Além disso, a crescente onda de mídias sociais faz com que estes jovens não desgrudem dos seus aparelhos, nem mesmo quando estão nas salas de aula.

         Então fica a pergunta: será que o Smartphone pode ser útil nas salas de aula? Muitas escolas estão preferindo tratá-los como aliados, mas algumas pessoas são contrárias a essa opinião.

      Claro que ele pode servir como recurso didático e pedagógico e de quebra gerar motivação aos alunos. Para isso, é necessário saber como se aproveitar dessas novas tecnologias, tendo, é claro, regras claras de uso.

          Os professores precisam estar engajados e atualizados para que o recurso dê certo. Sabemos que uma ampla maioria de professores, diretores e outras pessoas do meio educacional, demonstram certa resistência e frequentemente proíbem o uso durante as aulas. Contudo, é nítido que a aula tradicional não funciona mais, e que essas pessoas devem se adaptar e se atualizar com os novos recursos que se apresentam.

          Uma reciclagem para os professores que já estão no mercado e uma reformulação curricular, com a inserção de matéria que trabalhem o aproveitamento desse recurso, é fundamental. Além disso,  o conhecimento do professor deverá estar constantemente atualizado e este deverá estar muito atento ao que diz, pois o aluno  poderá trazer questionamentos das consultas em tempo real, verificando se realmente procedem as informações transmitidas em sala de aula.


           E isso pode ser considerado algo negativo e causar resistências.Por outro lado,  não precisar copiar matéria do quadro, tirar fotos dos textos, gravar uma aula para utilizar melhor o aprendizado, o uso de aplicativos e consultas na internet sobre a matéria, entre outras possibilidades, será um grande salto para o aluno e certamente trará um novo gás  na sua participação nas aulas.






Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

        A efervescência tecnológica tem provocado transformações relevantes na sociedade e, assim, suscitado diversa discussões acerca da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Na sociedade, não raramente, Somos impelidos à utilização das novas tecnologias. Quer em atividades cotidianas, como pagar uma conta, quer nas diversas atividades profissionais, nos estudos, as TIC parecem estar cada vez mais presentes. A Educação não está alheia a essa transformação. Na rede pública de ensino, a informatização das escolas, bem como a distribuição de computadores para professores e alunos, é exemplo da interpelação ao uso dos aparatos digitais. Na Educação, de acordo com pesquisa realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisa e Estatística em abrangência nacional, em um total de 400 escolas *Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.

       Na literatura científica brasileira o foco de investigação dos trabalhos publicados se dá, de modo geral, em torno das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial seu uso no processo ensino aprendizagem e aquisição de linguagem. No entanto, considera-se que tais propostas privilegiam uma visão utilitarista dos recursos tecnológicos, bem como seus benefícios na educação, desconsiderando o discurso do professor e sua posição nessa nova era. Nesse sentido, o presente trabalho visa a contribuir para essa temática, buscando a compreensão da posição professor de língua inglesa na era digital, bem como sua compreensão acerca da utilização das TIC na prática docente. Para tanto, pressupostos teórico metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa constituíram o aporte de uma pesquisa qualitativa, com a participação de quatro professores de língua inglesa que atuam efetivamente em sala de aula, na rede pública de ensino. Foi realizada uma análise a partir de recortes das entrevistas, gravadas individualmente em áudio, tendo em vista um sujeito interpelado ideologicamente, que formula seu dizer a partir de filiações a determinados saberes por processos de incorporação de identificação dos sentidos regularizados na sociedade ao longo dos tempos.




USO DO SMARTPHONE PELO MUNDO


        Já existem mais de 1 bilhão de usuário de smartphones segundo a consultoria Strategy Analytics, mas dentro de sala de aula, eles nem sempre são bem-vindos. Se, por um lado, cada celular esconde um universo de distrações, como videogames, redes sociais e programas de mensagem instantânea, por outro, estudos têm mostrado que as tecnologias móveis são capazes de ajudar os alunos a terem melhores experiências de aprendizado e, consequentemente, melhores resultados nas provas. É o que mostram os resultados do K-Nect, que levou smartphones a alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Estatística de usuário no Brasil



   OBJETIVOS

1.  As mudanças que a tecnologia vem proporcionando para os alunos e professor durante a história.      

     Mostrando alguns dos objetos tecnológicos desenvolvidos deste a década de 80 e perceber como eles auxiliam nos trabalhos realizados em sala de aula.

2. Com relação ao crescente número de usuário de smartphones durante os anos, pretendemos fazer uma breve averiguação da porcentagem de alunos que possuem esse tipo de tecnologia e a abrangência que ela está tendo nas salas de aula como um todo.

3. Através de estudos realizados em instituições internacionais como K-Nect e Strategy Analytics iremos discorrer sobre o impacto que o uso pedagógico de celulares em sala de aula proporcionou na educação de alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

4.  Iremos expor um infográfico com as dez recomendações aos governos e os treze bons motivos para se usar tecnologias móveis em sala de aula, cuja fonte é: Policy Guidelines for Mobile Learning, da UNESCO. Para entender um pouco melhor os benefícios que este uso pode proporcionar aos alunos e professores e refletir sobre as recomendações destinadas aos governos sobre esse uso, que são importantes também para os professores que irão utilizar desta ferramenta como forma de ensino.

5.   Através de um questionário que será realizado com os futuros pedagogos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, iremos perceber e formar índices numéricos sobre qual é a opinião deles sobre o uso de smartphones em sala de aula e comparar com outras pesquisas já realizadas como o Instituto Claro em que quase metade (47%) optou pela alternativa que quer integrar a ferramenta à sala de aula: “Sim, acredito que temos de nos aproximar do universo dos alunos”.

6.  Utilizaremos de publicações, vídeos e depoimentos de professores que falam a respeito deste tema para pensar os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar e também formas pedagógicas de se utilizar, pois não adianta apenas liberar o uso, é preciso saber utilizar esse novo método com sabedoria para que seja mais uma ferramenta de inclusão e aproximação entre professores e alunos.


       
 Escola de Antigamente




 Escola de Hoje



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