Professora - Leila l. Medeiros
UNIRIO - CCHS - Escola e Educação
Disciplina - Informática
Noturno - 2015 - 1
Com
a facilidade de acesso às novas tecnologias, uma enxurrada de smartphones
passou a ser objeto constante nas mãos dos jovens brasileiros. Além disso, a
crescente onda de mídias sociais faz com que estes jovens não desgrudem dos
seus aparelhos, nem mesmo quando estão nas salas de aula.
Então fica a pergunta: será que o Smartphone
pode ser útil nas salas de aula? Muitas escolas estão preferindo tratá-los como
aliados, mas algumas pessoas são contrárias a essa opinião.
Claro que ele pode servir como
recurso didático e pedagógico e de quebra gerar motivação aos alunos. Para
isso, é necessário saber como se aproveitar dessas novas tecnologias, tendo, é
claro, regras claras de uso.
Os professores precisam estar engajados e
atualizados para que o recurso dê certo. Sabemos que uma ampla maioria de
professores, diretores e outras pessoas do meio educacional, demonstram certa resistência e frequentemente proíbem o uso durante as
aulas. Contudo, é nítido que a aula tradicional não funciona mais, e que essas
pessoas devem se adaptar e se atualizar com os novos recursos que se
apresentam.
Uma reciclagem para os
professores que já estão no mercado e uma reformulação curricular, com a
inserção de matéria que trabalhem o aproveitamento desse recurso, é
fundamental. Além disso, o conhecimento do professor deverá estar
constantemente atualizado e este deverá estar muito atento ao que diz, pois o
aluno poderá trazer questionamentos das consultas em tempo real,
verificando se realmente procedem as informações transmitidas em sala de aula.
E isso pode ser
considerado algo negativo e causar resistências.Por outro lado, não precisar copiar matéria do quadro, tirar fotos dos
textos, gravar uma aula para utilizar melhor o aprendizado, o uso de
aplicativos e consultas na internet sobre a matéria, entre outras
possibilidades, será um grande salto para o aluno e certamente trará um novo
gás na sua participação nas aulas.
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
A efervescência tecnológica tem provocado transformações
relevantes na sociedade e, assim, suscitado diversa discussões acerca da
utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Na sociedade, não
raramente, Somos impelidos à utilização das novas tecnologias. Quer em
atividades cotidianas, como pagar uma conta, quer nas diversas atividades
profissionais, nos estudos, as TIC parecem estar cada vez mais presentes. A
Educação não está alheia a essa transformação. Na rede pública de ensino, a informatização
das escolas, bem como a distribuição de computadores para professores e alunos,
é exemplo da interpelação ao uso dos aparatos digitais. Na Educação, de acordo
com pesquisa realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisa e
Estatística em abrangência nacional, em um total de 400 escolas *Programa de
Pós-graduação em Ciências da Linguagem.
Na literatura científica
brasileira o foco de investigação dos trabalhos publicados se dá, de modo
geral, em torno das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial
seu uso no processo ensino aprendizagem e aquisição de linguagem. No entanto,
considera-se que tais propostas privilegiam uma visão utilitarista dos recursos
tecnológicos, bem como seus benefícios na educação, desconsiderando o discurso
do professor e sua posição nessa nova era. Nesse sentido, o presente trabalho
visa a contribuir para essa temática, buscando a compreensão da posição
professor de língua inglesa na era digital, bem como sua compreensão acerca da
utilização das TIC na prática docente. Para tanto, pressupostos
teórico metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa constituíram o
aporte de uma pesquisa qualitativa, com a participação de quatro professores de
língua inglesa que atuam efetivamente em sala de aula, na rede pública de
ensino. Foi realizada uma análise a partir de recortes das entrevistas, gravadas
individualmente em áudio, tendo em vista um sujeito interpelado
ideologicamente, que formula seu dizer a partir de filiações a determinados
saberes por processos de incorporação de identificação dos sentidos
regularizados na sociedade ao longo dos tempos.
USO DO SMARTPHONE PELO MUNDO
Já existem mais de 1 bilhão de usuário de smartphones segundo a consultoria Strategy Analytics, mas dentro de sala de aula, eles nem sempre são bem-vindos. Se, por um lado, cada celular esconde um universo de distrações, como videogames, redes sociais e programas de mensagem instantânea, por outro, estudos têm mostrado que as tecnologias móveis são capazes de ajudar os alunos a terem melhores experiências de aprendizado e, consequentemente, melhores resultados nas provas. É o que mostram os resultados do K-Nect, que levou smartphones a alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Estatística de usuário no Brasil
OBJETIVOS
1. As mudanças que a tecnologia vem proporcionando para os alunos e
professor durante a história.
Mostrando alguns dos objetos tecnológicos
desenvolvidos deste a década de 80 e perceber como eles auxiliam nos trabalhos
realizados em sala de aula.
2. Com
relação ao crescente número de usuário de smartphones durante os anos,
pretendemos fazer uma breve averiguação da porcentagem de alunos que possuem
esse tipo de tecnologia e a abrangência que ela está tendo nas salas de aula
como um todo.
3. Através
de estudos realizados em instituições internacionais como K-Nect e Strategy Analytics iremos discorrer sobre o
impacto que o uso pedagógico de celulares em sala de aula proporcionou na educação
de alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados
Unidos.
4. Iremos
expor um infográfico com as dez
recomendações aos governos e os treze bons motivos para se usar tecnologias
móveis em sala de aula, cuja fonte é: Policy Guidelines for Mobile Learning, da
UNESCO. Para entender um pouco melhor
os benefícios que este uso pode proporcionar aos alunos e professores e
refletir sobre as recomendações destinadas aos governos sobre esse uso, que são
importantes também para os professores que irão utilizar desta ferramenta como
forma de ensino.
5. Através de um questionário que será realizado com os futuros pedagogos na
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, iremos perceber e formar
índices numéricos sobre qual é a opinião deles sobre o uso de smartphones em
sala de aula e comparar com outras pesquisas já realizadas
como o Instituto Claro em que quase metade (47%) optou pela alternativa
que quer integrar a ferramenta à sala de aula: “Sim, acredito que temos de nos
aproximar do universo dos alunos”.
6. Utilizaremos de publicações, vídeos e depoimentos de professores que
falam a respeito deste tema para pensar os benefícios que essa tecnologia pode
proporcionar e também formas pedagógicas de se utilizar, pois não adianta
apenas liberar o uso, é preciso saber utilizar esse novo método com sabedoria para que seja mais uma ferramenta de inclusão e aproximação entre
professores e alunos.
Escola de Antigamente
Escola de Hoje
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